sábado, 12 de fevereiro de 2011

A PROMESSA

"Mágica Maresia"

Só podia sentir o vento. A inércia e completo abandono em si nem lhe faziam sentir a agrura do Inverno. Maior que a tempestade era a dor que sentia no seu peito.
Perdida de si mesmo, cambaleou até àquela muralha onde tantas vezes fora feliz nas suas brincadeiras de infância. Outrora, em tempos já longínquos, fora pirata, bruxa má, dona de casa e tantas outras coisas de criança que nos levam a construir um mundo feliz. Agora aproximava-se da sua extremidade, do seu precipício, onde, justamente vivera alegria e sonho, expectativa e esperança. Os sons diziam-lhe segredos revoltos e salgados que só dos verdadeiramente livres podem ser ditos.
As agruras da intempérie nada eram, perante a sua vulnerável e tumultuosa existência. Queria acabar com tudo. Desejaria renascer ou simplesmente deixar de ter nascido. Emergiram-lhe à memória, as palavras de seu pai, em noite de tempestade, quando, aterrorizada o chamou ao seu quarto, por não conseguir dormir.
- Pai! Tenho medo! Está muito barulho lá fora!
- Filha não temas. Isto vai passar!
- Não gosto de tempestades.
- Sabes, por vezes temos que passar por elas.
- Porquê?
- Então filha? Como poderíamos valorizar um belo dia de Sol? Como seria se as coisas não se renovassem? Além disso depois de um mau momento vem sempre um melhor.
Esse momento nunca tinha chegado. O seu Pai tinha partido deixando a promessa de estar sempre consigo. A família tinha naufragado na vida. Só lhe restavam as lembranças de dor e traição. Os seus sonhos não apaziguaram o seu ser, vinham embrulhados em maresia avivando e fazendo sangrar ainda mais as já grandes feridas.
Aproximou-se ao máximo. O barulho do seu coração confundia-se com o som violento do vento. Já nada tinha. Só o vento!
- Pai. Vou ao teu encontro. Sinto saudades de tudo o que perdi. Perdoa-me.
Um forte som, das ondas, surgiu ainda mais enaltecido. Vinda do meio do nada uma mão que se estendeu na sua direcção. Uma voz reconfortante suou-lhe ao ouvido.
-Vem. Toma o meu caminho. Tudo tem solução. Tudo tem retorno.
Eu nunca te abandonarei…
Eu nunca te abandonei…
Estou aqui!
O som já não existia, só a névoa e uma leveza pela qual nunca, antes, passara…Talvez fosse sonho…Talvez o cumprimento de uma promessa…

Paulo Gonçalves

59 comentários:

  1. Este conto deixou-me impressionada.
    Que imaginação! Está lindo!

    ResponderEliminar
  2. Bela literatura para este fim de semana. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Lindo e muito a condizer com o Regresso e com o mês de Fevereiro. Frio e chuva.
    Grande conto!

    ResponderEliminar
  4. Carlos Miranda12/02/11, 19:45

    Ora vamos lá comentar este conto como este conto merece.
    Mais um excelente trabalho de grande imaginação e cheio de sentimento humano. Sem dúvida um candidato a competir com esse grande conto “O regresso” que é puramente genial. Esta promessa revela um conteúdo muito forte e que nos transporta ao nosso mais profundo eu.
    Eu gosto particularmente, da forma como tu transmites e o que transmites em si. Consegui visualizar o escuro da noite e até senti o frio daquela tempestade, talvez por ser uma tempestade, também interior, inerente a todos nós, ou simplesmente porque tu és mesmo muito bom na escrita. Eu tinha que te elogiar desta maneira pois o que nos tens oferecido permanentemente, não é mais que uma sucessão de contos verdadeiramente geniais.
    Está excelente!

    ResponderEliminar
  5. Margarida Rebelo12/02/11, 19:46

    Estava ansiosa para ver mais este conto. Desde o inicio do ano que se anunciava esta promessa e eu estava completamente longe de imaginar algo desta natureza. Faz-me lembrar um pouco esse grandiosíssimo conto “O Regresso” e que ainda hoje de vez em quando leio, como faz muito boa gente pois continua no top. Este, mais uma vez, é genial e vai ficar na história como mais um marco importantíssimo e um momento alto deste blogue. Está muitíssimo bom.
    Consegui visualizar todos os pormenores, até parecia que estava no cinema a ver um filme e isto meu caro, quando acontece é sinal de que a literatura é mesmo muito boa.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Que soberba literatura. Que conto magnífico! Este é mais um momento de eleição. Dá gosto ler coisas assim. Fiquei presa, absolutamente presa desde o inicio até ao fim. Não admira, não é a primeira vez que isto acontece.

    ResponderEliminar
  7. Poxa cara! fenomenal. Nota dez!!!

    ResponderEliminar
  8. António Alves12/02/11, 19:49

    Não admira mesmo nada. Isto é ficção mas ao mesmo tempo realidade e realidade humana.
    É fabuloso como consegui sentir tudo de uma forma muito intensa. És um espanto rapaz, quanta imaginação tu tens! Por isso voa! Voa bem mais alto até onde essa tua grande alma te levar, pois será certamente um belo sítio.

    ResponderEliminar
  9. Este e o Regresso tem uma forte ligação.
    Lindo! muito bem escrito!

    ResponderEliminar
  10. Vê-se que a tua alma comanda alicerçada na inteligência e imaginação. Eu nem sequer consigo imaginar até onde te levaria um livro livre e entregue ao que tu quisesses fazer. Gosto muito de tudo mas principalmente da forma que tu dás aos teus textos. Sendo temas muito fortes tu consegues algo que é muito difícil de conseguir, a leveza que nos transporta e nos prende à história logo desde o inicio. Posto isto ninguém consegue parar de ler e depois fica sempre um não sei quê que é um desejo de mais, e isto meu rapaz é algo de muito bom porque é tão bom que sabe sempre a pouco e nos deixa a vontade de querer mais, mais, mais.
    Nota-se claramente o ensinamento que tens obtido de Deus e isso transcende-te de ti para nós que absorvemos estes textos que foram feitos com tanto amor.

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente FABULOSO!

    ResponderEliminar
  12. Sofia Melo12/02/11, 20:09

    Não sei o que dizer perante uma composição desta natureza. O seu lado rebelde, fino e forte leva-me a dizer que és forte nos sentimentos. O lado do perfeito português aliado à perfeita construção cronológica da evolução da história, leva-me a dizer mais uma vez, que tens uma grande capacidade em escrever em todo o tipo de vertentes e assuntos. Esta versatilidade encanta-me de forma a gostar sempre e cada vez mais do que escreves. Está lindo! Está perfeito! Fiquei com um sabor a literatura da mais alta qualidade e com a capacidade de me deixar aguada por mais. Faço-te um pedido: Não pares de escrever, eu vou bem fundo nesta tua ficção que me deixa puramente encantada.

    ResponderEliminar
  13. A imaginação que o autor demonstra, em particular por estes temas do além, é perfeitamente fabulosa e de nos levar ao alto. A maneira de construir, a evolução histórica com uma peculiar ligação ao passado e ao rigorosíssimo português, leva-me a deliciar-me com esta generosíssima qualidade de trabalho. Não me canso de dizer que admiro e muito, esta perfeição e equilíbrio que consegues colocar nas tuas histórias e isso é algo de bastante difícil, pois é fácil cair na tentação de carregar demais num lados e exagerar nos outros. Isso é coisa que tu não deixas que aconteça. Por outro lado admiro a profundidade e a própria credibilidade do texto. Não é por nada mas é que consigo visualizar tão bem os personagens, ambientes e agentes envolventes, de tal forma que parece que estou dentro da cena que construíste. Outro aspecto que é muito peculiar em ti e que eu valorizo e bem, é o facto de ficar sempre com aquela pontinha de vontade de ler mais. Quero mais! Muito mais!
    Uma sugestão; compila os teus trabalhos e faz uma encadernação com vários exemplares, depois envia-os para diferentes editoras, tenho a certeza que tens futuro.
    Já agora, gostaria de saber qual é a tua profissão, por acaso és professor de português?
    Se não for essa a tua profissão mereces uns parabéns ainda maiores.

    ResponderEliminar
  14. Carlos Viriato13/02/11, 12:49

    Degustar algo assim é profundo e deixa-nos com um sentimento maravilhoso. Saber que mergulhámos numa obra destas e que fomos absorvidos por ela e a absorvemos também é algo de espectacular. Se o Regresso foi um dos teus épicos, tenho a certeza que esta Promessa o será também e entrará para os mais vistos de sempre, tal como aconteceu com este teu anterior conto. Está divino! Sublime e artístico. Estás de parabéns pela maravilhosa e magnifica obra literária. Foi um gosto!

    ResponderEliminar
  15. Amigo de Peniche13/02/11, 12:50

    Está esplêndido! Maravilhosamente tortuoso e muito bem construído.
    Uma obra literária que não fica nada a dever aos grandes escritores. Parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Amar a Deus13/02/11, 13:15

    Algo místico a fazer lembrar a maravilhosa obra “O Regresso” que já conta com mais de 170 comentários e continua a ser vista e comentada. Esta é outra excelente aposta e muito forte. Estes contos têm sido magníficos e portadores de uma mensagem maior. Torna-se, de facto, inesquecível a passagem por estas magnificas histórias.

    ResponderEliminar
  17. Que conto fabuloso.

    ResponderEliminar
  18. Marta Leni13/02/11, 13:17

    Não é um conto grande em tamanho mas é enorme em conteúdo e na forma em que está escrito. Prendeu-me do início ao fim e para ser franca gostaria que não tivesse acabado assim tão cedo. Gostaria de continuar esta belíssima leitura. Já li vezes sem conta. É um prazer ler coisas assim. Que grande imaginação!!!

    ResponderEliminar
  19. Que coisa magnífica que conto fabuloso.

    ResponderEliminar
  20. A imaginação que o autor demonstra, em particular por estes temas do além, é perfeitamente fabulosa e de nos levar ao alto. A maneira de construir, a evolução histórica com uma peculiar ligação ao passado e ao rigorosíssimo português, leva-me a deliciar-me com esta generosíssima qualidade de trabalho. Não me canso de dizer que admiro e muito, esta perfeição e equilíbrio que consegues colocar nas tuas histórias e isso é algo de bastante difícil, pois é fácil cair na tentação de carregar demais num lados e exagerar nos outros. Isso é coisa que tu não deixas que aconteça. Por outro lado admiro a profundidade e a própria credibilidade do texto. Não é por nada mas é que consigo visualizar tão bem os personagens, ambientes e agentes envolventes, de tal forma que parece que estou dentro da cena que construíste. Outro aspecto que é muito peculiar em ti e que eu valorizo e bem, é o facto de ficar sempre com aquela pontinha de vontade de ler mais. Quero mais! Muito mais!
    Uma sugestão; compila os teus trabalhos e faz uma encadernação com vários exemplares, depois envia-os para diferentes editoras, tenho a certeza que tens futuro.
    Já agora, gostaria de saber qual é a tua profissão, por acaso és professor de português?

    ResponderEliminar
  21. Diego Fuentes13/02/11, 13:31

    Gran i inovador cuento
    Mui bueno e talismâ de suerte.
    Parabenizo-te

    ResponderEliminar
  22. Nuno Cústódio13/02/11, 14:19

    Eu descobri este Blogue e posso dizer que é um espectáculo!

    ResponderEliminar
  23. João Bastos13/02/11, 14:22

    Adorei! Este conto está bem forte e transmite um sentimento muito forte. As personagens estão muito bem delineadas e a história está muito bem construída. Haja imaginação! Está demais.

    ResponderEliminar
  24. Grande criador de histórias. Grandes e belas. Únicas!

    ResponderEliminar
  25. Este é um conto espectacular, impressionante e extremamente bem feito. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  26. Continuo a sentir-me impressionado com estes fabulosos trabalhos. nas redes sociais não faltam elogios ao Peniche Livre e um pouco por todos os motores de busca se encontram destaques e elogios a este Blogue. Não é de admirar a popularidade crescente com tanta coisa de qualidade que nos é oferecida.

    ResponderEliminar
  27. Elisangela14/02/11, 20:30

    Maravilhosa literatura. Este está espectacular.

    ResponderEliminar
  28. Fabuloso conto!

    ResponderEliminar
  29. Caramba como me revejo em tudo isso.

    ResponderEliminar
  30. Grande prove de maturidade literária. Belíssimo!

    ResponderEliminar
  31. Quem disse que o povo de Peniche não era um povo qualquer. Á pois não é uma gente cheia de valores ora tomem lá a prova.

    ResponderEliminar
  32. Este é para mim mais um fortíssimo conto. Muito bem estruturado, escrito e objectivo. Muito me admira que ainda não esteja em primeiro lugar no top, com já tantos comentários e tanta gente que tem andado no Blogue.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  33. Espectacular conto. Forte e muito objectivo. Eu até consegui sentir a tristeza da personagem.
    Excelente!

    ResponderEliminar
  34. Grande conto. Está extraordinário! Muito me admira a sua classificação. Para mim este vai na linha do “Regresso” Daí a minha admiração. Penso que fará pensar também o próprio autor.

    ResponderEliminar
  35. Lindo e magnífico conto. Forte e emotivo. Transmissor de fortes sentimentos. Eu fiquei muito impressionado com a estrutura desta história, inteligentemente delineada. Adorei!

    ResponderEliminar
  36. Um conto com contornos inóspitos no seu ambiente agressivo a condizer com o interior revoltoso da sua personagem. Um autêntico sonho ou pesadelo. Este é para mim o mais forte aliado ao magnífico e insuperável conto “O Regresso”. Admira-me o facto de ter levado algum tempo a chegar aos lugares de topo no top. Está um primor quer em termos de português quer em construção de texto. Uma obra de arte que não é para todos. Vai ser dos mais vistos de sempre.

    ResponderEliminar
  37. Parabéns pelo segundo lugar no top mundial. Merecida posição. Grande conto!

    ResponderEliminar
  38. Este é um conto soberbo em todos os sentidos. Fantástico e inesquecivel.

    ResponderEliminar
  39. Este conto roça o extraordinário. É uma descrição fantástica do desespero de alguém que na grande maioria das vezes somos nós. Está extraordinário! parabéns!

    ResponderEliminar
  40. Surpreendente qualidade literária.

    ResponderEliminar
  41. Sem duvida um merecedor primeiro lugar. O mais lido do momento.

    ResponderEliminar
  42. Muito bom trabalho.

    ResponderEliminar
  43. Gostei muito deste conto.

    ResponderEliminar
  44. Amigos de Leiria25/02/11, 18:38

    Este é um fabuloso trabalho.

    ResponderEliminar
  45. Mais um gigantesco conto.

    ResponderEliminar
  46. Grande história.

    ResponderEliminar
  47. Este conto está fabuloso.

    ResponderEliminar