quinta-feira, 8 de setembro de 2011

LEMBRANÇAS

"Novidade"

Capitulo 1


Lembro-me que na minha infância não gostava nada quando os meus pais me mandavam ir à mercearia. Quando faltava o vinagre, azeite ou até mesmo o sal, lá ia eu contrariado interrogando-me porque se esqueciam tanto de coisas que a meu ver eram imprescindíveis. Mas não posso esquecer os aromas e a forma tão artesanal de atendimento ao cliente.
Tenho na memória o cheiro intenso a café que se sentia no ar mal se entrava na mercearia da Dona Sabina. Tenho saudades de ir buscar bolacha “Maria” e “Línguas de Gato”, que estavam expostas naqueles móveis antigos com um vidro que permitia ver o seu interior e que eram cuidadosamente colocadas num saco cartuxo com uma tenaz e pesadas à grama naquela típica balança.
Lembro também os frascos de vidro, colocados em cima do balcão com rebuçados “Noivos”, pastilhas “Pirata” e bombons da “Regina”, tenho saudades destes sabores, tenho saudades deste tempo em que era um menino sonhador e de vivência intensa, sem preocupações e ainda por cima nem me apercebia o quanto era feliz, o quanto me formava como pessoa e quantas saudades iria sentir deste tempo.

Paulo Gonçalves

37 comentários:

  1. Sim senhor! Radical mudança na imagem. Peniche tem tudo a ver com isto. Novas colaborações e teremos ainda muito mais pelo que se anuncia. Já vi os títulos dos contos que se anunciam até Dezembro, não vou perder um e já vi que o Blogue passa por uma grande viragem. A música é lindíssima.
    Esta estreia das lembranças é digna de um forte aplauso. estas recordações estão tão bem escritas que nos apaixonam pois tem muito de nós.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Lindo! Lindo! Lindo! O nosso Blogue de Peniche está lindo!
    A Música, as cores o Surf, Tudo!
    Estas lembranças são do melhor. Quem não se lembra das pastilhas Pirata' FENOMENAL!

    ResponderEliminar
  3. Não tenho palavras está lindo!

    ResponderEliminar
  4. Margarida Rebelo08/09/11, 15:00

    Este Blogue tão cheio de amor e sonho marca as nossas vidas. Hoje sendo um dia de grande mudança pelas novidades que nos trás e estas Lembranças são um marco importante nestes conteúdos eu referiria que após um ano da publicação do Regresso ele está de novo to top. As pessoas não param de ler o que é bom. Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  5. Poxa cara belo trabalho e parabéns pelo fenomenal trabalho que executas nesse Blogue!!!
    Você merece um grande PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  6. António Alves08/09/11, 15:08

    Que bela surpresa eu tive hoje ao visitar o Blogue. Está soberbo e altivo. Este trabalho está o máximo. Como é bom recordar estas mercearias que nos traziam os aromas de alegria e gulodice.
    Regina e Pirata quanto sabor!!! Que saudade.
    Sonhei ao passear por esta lembrança ao som dos braços do anjo que esta grande musica nos trás.
    Estás mesmo de parabéns pelo grandioso trabalho que é este GRANDE BLOGUE.
    As vitória tem que ser enaltecidas e tu meu caro és um vitorioso e recusas cair viva o Peniche Livre!

    ResponderEliminar
  7. Quando passamos pelos Blogues temos a sensação de vazio de conteúdo isso aqui não acontece, basta passar os olhos por estas lembranças para nos apercebermos acerca do que temos aqui. Grande em tudo este Blogue tem dado a Peniche muito do que é sentir e transmitir. Grande trabalho conjunto porque isto de fazer um Blogue não se fica só pelas palavras e quando se faz com muito amor, tal como é o caso, a coisa muda completamente de figura.
    Parabéns pela forte mudança!

    ResponderEliminar
  8. Lindas e emocionantes lembranças.

    ResponderEliminar
  9. Grande trabalho!

    ResponderEliminar
  10. Grande mudança no Blogue.
    Está demais!
    Está ainda mais Peniche!!!
    Grande trabalho!

    ResponderEliminar
  11. Até me fizeste chorar. Lembro bem a Sabina e a padaria da tia Irene.
    Só por este trabalho já merecias um grande parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Meu Deus como isto está lindo!

    ResponderEliminar
  13. Sofia Melo08/09/11, 16:37

    Um trabalho cheio de conteúdo e coração. A distinção suprema de um trabalho como este deve ser atribuída. As mudanças nem sempre se traduzem em algo de bom, no caso deste Blogue cada vez que muda temos um acréscimo de qualidade. Estás de parabéns por tudo e por este emblemático trabalho que nos toca bem fundo ao coração.

    ResponderEliminar
  14. Lindo! Lindo! Lindo!

    ResponderEliminar
  15. Lindo. vai ser sucesso. Este trabalho é um forte candidato ao primeiro lugar do top.

    ResponderEliminar
  16. Amigo de Peniche08/09/11, 19:56

    A nossa história é no fundo a história da nossa terra e vice-versa.
    Soberbo está todo o Blogue. Cada vez sinto mais orgulho neste espaço que tanto nos dignifica e enaltece.
    Este trabalho é um luxo oferecido.
    Grande mudança de imagem. grande aproximação à real capital da onda.
    PARABÉNS!!!

    ResponderEliminar
  17. Raul Brandão disse que o Baleal era a mais bela praia portuguesa.
    Hoje eu digo. O Peniche Livre é o mais belo Blogue Português!
    Excedeu todos os limites do que é bom!!!

    ResponderEliminar
  18. Grande trabalho!
    Grande mudança.
    Está tudo lindo!

    ResponderEliminar
  19. Belissima mudança! Belissimo trabalho!
    Estou agradavelmente surpreendido.

    ResponderEliminar
  20. Olá, eu sou brasileiro, achei muito bom o seu texto, bem escrito e gostaria que este blog seguisse o meu.
    http://lennyjornalistacatolico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Carlos Miranda09/09/11, 11:22

    Grande, fenomenal e fulcral trabalho!
    Num Blogue pessoal fica divino quando colocamos muito de nós. Neste caso isso acontece e de uma forma tão amorosa que nos inebria a alma. nunca vi um Blogue que me dissesse tanto e que eu considerasse ter tanta alma como este tem!
    De resto as novidades e a nova imagem está excelente. Grande trabalheira que merece todos os louros que lhe podemos ofertar.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  22. João Salema09/09/11, 11:33

    Vale a pena ler.

    ResponderEliminar
  23. Belíssimo e comovente trabalho.

    ResponderEliminar
  24. Rita Araújo09/09/11, 12:11

    Está lindo!
    Ninguém faz Blogues como tu!
    Lindo! Lindo! Lindo!

    ResponderEliminar
  25. Rita Araújo09/09/11, 12:19

    O Paciencia também está lindo!

    ResponderEliminar
  26. Grande e profissional trabalho. Dá gosto ler destas coisas.

    ResponderEliminar
  27. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  28. João Bastos09/09/11, 13:52

    este trabalho destaca-se de facto pela sua grande qualidade e apelo ao coração.

    ResponderEliminar
  29. Tiago Araújo09/09/11, 13:53

    Grande! Soberbo! e humildemente belo!!!

    ResponderEliminar
  30. Poxa cara agora você arrasou!
    Tá bonito demais!!!

    ResponderEliminar
  31. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  32. André Pais11/09/11, 15:00

    As lembranças que ficam e que nunca mais se esquecem. Este trabalho é um marco porque evoca muito do que é nosso muito embora sendo teu. Grande pontaria ao sentimento nostálgico de amor que é inerente a todos nós.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  33. Grande trabalho.
    Lindo!

    ResponderEliminar
  34. Este rabalho está simplesmente divino.

    ResponderEliminar
  35. Grande crónica.

    ResponderEliminar