Peniche



Peniche

Situada a 85 km de Lisboa, Peniche é uma península com cerca de 10 km de perímetro. No seu extremo ocidental situa-se o Cabo Carvoeiro. A costa é formada por grandes e belíssimos rochedos. Óptimas para banhos e para a prática de diversos desportos, de grande extensão, debruçando-se sobre o oceano e com aspectos surpreendentes que maravilham os olhos dos visitantes.
A oeste de Peniche, à vista sobre o Atlântico, fica o Arquipélago da Berlenga, Estelas e Farilhões.
Com imponente património cultural, onde se destacam as fortificações e monumentos religiosos, Peniche apresenta uma variedade de recursos turísticos onde se inclui uma gastronomia rica e variada onde abundam os pratos de peixe e marisco. O artesanato é diversificado onde se destacam as conhecidas rendas de bilros.
Durante o Verão as actividades culturais são imensas. Em Julho podemos assistir ao “Peniche Moda”, um desfile de vestido feitos pelos nossos estilistas e que se baseiam nas tradições da cidade. A semana da rendilheira é outro evento deste mês. Exposições de todo o mundo. Folclore e muita animação. É um momento que já é tradicional nos Verões de Peniche.
Outro momento alto é o Carnaval de Verão. Desfile nocturno com grande qualidade e em franca expansão. É um evento que agrada muito ao público, tal como acontece com o grande Carnaval de Inverno.
As festas religiosas, com especial destaque para a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, ajudam os Penichenses a lembrarem e a sentirem a terra onde vivem, encontrando-se e confraternizando entre si. Mantém-se, assim uma tradição de grande beleza e significado.
As festividades que ocorrem no primeiro fim-de-semana de Agosto, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, tem o seu ponto alto na Procissão do Mar, com os barcos a saírem enfeitados e iluminados, numa belíssima e grandiosa procissão nocturna. Realiza-se num percurso entre o porto de abrigo, o cabo Carvoeiro e a Consolação.



Dada à proximidade do mar, as gentes de Peniche, desde sempre se dedicaram à pesca, pelo que não é de estranhar que a sua gastronomia seja predominantemente dominada pelos pratos de peixe e marisco. Realce para a “Caldeirada de Peniche” e a “Sardinha Assada”. Igualmente boa é a doçaria local. Os “Pastéis de Peniche”, os “Amigos de Peniche” e uns biscoitos de amêndoa chamados “Esses”, são as principais especialidades. Estas e outras iguarias poderão se apreciadas no festival “Sabores do Mar” que se realiza em Junho. Este festival conta também com mostras de artesanato e um vasto programa cultural e desportivo.



Em Agosto decorre ainda, a Feira Internacional de Artesanato. É um evento que se prolonga até final do mês, conta com um programa cultural e gastronómico, trazendo artesanato de todo o mundo. É um evento muito atractivo e com um grande crescimento.



Praça militar de vital importância estratégica até 1897,abrigo de refugiados bóeres provenientes da África do Sul no início do século XX, prisioneiros alemães e austríacos durante a I Guerra Mundial, prisão política do Estado Novo entre 1934 e 1974, residência provisória de famílias portuguesas chegadas das antigas colónias ultramarinas em 1974 e, a partir de 1984, albergue do Museu Municipal, a Fortaleza de Peniche assume especial relevância enquanto repositório da história nacional.



Verdadeiro local de fé e de interiorização é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, consagrado ao culto mariano. Segundo a lenda, a imagem de Nossa Senhora terá sido encontrada no século XII escondida numa pequena caverna situada no local onde hoje se ergue a capela, tendo-se iniciado, a partir dessa data, o culto da chamada Senhora dos Remédios.
De realçar a capela-mor, onde se venera a imagem de Nossa Senhora, os painéis de azulejos setecentistas evocando episódios da Paixão de Cristo e a chamada Capelinha do Senhor Morto, onde se venera uma imagem de Cristo apelidada de Senhor dos Remédios. Em termos de desporto, o Verão também é palco de muita animação, com a realização de vários torneios de futebol e voleibol de praia, a já famosa Corrida das Fogueiras, diversos campeonatos de desportos náuticos, como o surf, Bodyboard, kayaksurf e percursos pedestres e de BTT.



***************************
A tradição das rendas de bilros em Peniche é anterior ao século XVIII. São rendas com duas características: Eruditas (imitam os padrões estrangeiros contornados com fio mais grosso -"torçal") e Populares (com motivos populares unidos por "tranças" e "pastilhas"). Os motivos das rendas populares são; o limão, a rosa, a felicidade, etc.
É geralmente elaborada em almofada (rebolo), onde é colocada uma cartolina perfurada que contém o desenho. Por vezes, é necessário usar centenas de bilros para certos tipos de rendas. A renda de bilros de Peniche tem um pormenor que as distingue de outras produzidas em Portugal: o processo de urdidura. As Rendilheiras de Peniche trabalham com as palmas das mãos voltadas para cima. Outra característica é o facto de, nestas rendas, não se distinguir o direito do avesso.



Paulo Gonçalves



… A VISITAR EM PENICHE



Capela do Senhor do Calvário
Igreja de Nª SRª da Ajuda
Igreja de S. Pedro
Igreja de Nª SRª da Conceição
Igreja de Santana
Santuário de Nª SRª dos Remédios
Igreja da Misericórdia
Fortaleza
Museu
Bairro do Visconde
Campo da República
Alto da Vela
Cabo Carvoeiro
Farol do Cabo Carvoeiro
Papôa
Porto de Areia Sul
Ponta do Trovão
Grutas
Ribeira
Av. Do Mar
Jardim Principal
Jardim do Baluarte
Prainha de S. Pedro
Praia do Quebrado
Praia de Peniche de Cima
Praia do Molhe Leste
Parque Urbano
Parque da Prageira
MONUMENTOS:
Rendilheira (Jardim Principal)
Busto Dr. Matos Bilhau (Alto do Vilas)
Bispo de Mariana (Espaço Verde Junto à Igreja de Nª SRª da Ajuda)
Homem do Mar (Ribeira)
Nª SRª da Boa Viagem (No Parque Urbano)
Monumento ao 25 de Abril (Av. 25 de Abril)
Portões de Peniche de Cima
Muralhas



Berlengas
Forte de S. João Baptista
Farol



Consolação
Praia Norte
Praia Sul



Baleal
Praia Norte
Praia Sul
Toda a Península
Igreja




Ferrel
Igreja de Nª SRª da Guia



Atouguia da Baleia
Igreja De S. Leonardo
Igreja de Nª SRª da Conceição



Serra D’el Rei
Igreja e todo a belíssima localidade















Sem comentários:

Enviar um comentário