Saúde

Ingerir alimentos, várias vezes ao longo do dia e em pequenas quantidades para não encher demasiado o estômago, é uma regra bastante importante e promotora de boa saúde. Comer sopa, todos os dias, especialmente de legumes porque são uma boa fonte de fibras e vitaminas que ficam no caldo. Consumir com frequência, alfaces, tomates, pepinos, pimentos, cebolas, etc. Beber muita água, preferir o peixe à carne é fundamental porque aquele é rico em ómega 3. A carne é fonte de toxinas. Devemos optar, preferencialmente, pelos cozidos e grelhados. O azeite é uma gordura saudável, fonte de bom colesterol. Beber todos os dias duas chávenas de leite magro ou meio -gordo porque é fonte de cálcio para regeneração óssea. Os fritos são de evitar, tal como os doces.
É benéfica, a ingestão de cereais. Praticar desporto é muito importante para o fortalecimento muscular e cardiovascular. Uma alimentação equilibrada aliada ao desporto beneficia a saúde. As vitaminas, os minerais, as fibras e poucas gorduras ajudam a manter o colesterol, a glicose e a pressão arterial dentro dos níveis normais. Ajuda também a manter saudável a estrutura óssea, assim como o peso estável e todo este conjunto de factores ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares.

O Serviço Nacional de Saúde permite aos cidadãos acederem aos cuidados de saúde, normalmente o Centro de Saúde é a porta de entrada. e eu acho que os portugueses estão mal servidos, pagamos as taxas moderadoras e o atendimento, de personalizado nada tem, no entanto existem as clínicas privadas (para quem pode) e os seguros de saúde que a meu ver prestam um serviço melhor, no entanto a maioria dos portugueses não consegue aceder por questões monetárias. Com este cenário é de antever as praticas de auto medicação. Devemos estar conscientes de que a auto-medicação deve ser evitada pois pode levar à intoxicação e provocar a morte por isso nunca é demais discutir publicamente e esclarecer através dos órgãos de comunicação social todos os temas relacionados com a saúde (alimentação, H.I.V, hepatites, etc.), de forma a estarmos cada vez mais informados sobre os cuidados a ter com a saúde. Para evitar os problemas de saúde pública, o Estado e nós devemos actuar na prevenção, não só nos cuidados de saúde primários, mas também com ampla informação às populações acerca da forma como devem actuar no seu dia-a-dia. (Higiene e Alimentação), nas idas aos Centros de Saúde e vacinação. Esta actuação varia de local para local, nos bairros mais degradados e com exclusão social as pessoas carecem de um maior acompanhamento e de campanhas activas com muita informação, noutros locais as pessoas poderão ter acesso a essa informação em casa através da televisão, na rua através das farmácias, jornais, e até nos Centros de Saúde. Por outro lado nos bairros degradados e nas prisões a propagação de doenças infecto-contagiosas têm uma probabilidade acrescida e existem problemas a nível mundial como a Sida que se transmite através das relações sexuais, troca de seringas e transfusões de sangue. Existem alguns cuidados diários que devemos ter, como a alimentação saudável e uma boa ingestão de líquidos, bem como uma adequada higiene pessoal e colectiva. Lavar as mãos com frequência e arejar as habitações. Por outro lado, no período de maior ocorrência de contágio deve evitar-se a frequência em lugares fechados, como casas de espectáculos, centros comerciais, entre outros e não espirrar para cima de ninguém de maneira a evitar o contágio e a propagação. É muito importante referir que a constipação não tem vacina, ao contrário da gripe.
São muitos os canais de informação às populações acerca dos cuidados a ter com a saúde. As revistas, os jornais, a rádio, a televisão (RTP, SIC, TVI) os livros e a internet, fomentam uma crescente adesão às práticas saudáveis. O desporto e alimentação são duas vertentes importantíssimas, criou-se a imagem dos corpos Danone e quase todos ambicionam banir o colesterol, a glicose e as gorduras acumuladas. Ter um corpo cada vez mais perfeito com peso conta e medida, contribui para consolidar a nossa saúde. Com uma alimentação à base de vegetais ricos em fibra, frutas (ricas em anti-oxidantes), peixe, produtos lácteos, bebendo sempre muita água e tentando respeitar as porções aconselhadas na roda dos alimentos, aliada a prática do desporto, que contribui para um menor sedentarismo, melhoramos a nossa saúde e qualidade de vida, possibilitando uma maior longevidade. Um destes apelos vem por exemplo nos pacotes dos cigarros, frases como “Fumar Mata”, “Fumar Prejudica Gravemente a sua saúde e a dos outros”, “O tabaco Provoca Cancro” etc. Estes avisos tem reflexos na atitude das pessoas que cada vez mais evitam o tabaco e têm receio pela sua saúde. Eu não fumo e procuro sempre evitar os locais com muito fumo. Lembro-me de um anúncio antigo que tinha uma frase que nunca mais esqueci:” Beijar um(a) fumador (a) é o mesmo que lamber um cinzeiro”.

 *************************************
A HOMEOPATIA
Os princípios da homeopatia fundamentam-se numa ideia muito antiga, formulada por Hipócrates, no séc. IV a.C. Profundo observador da natureza, o médico grego concluiu que existem duas maneiras possíveis de obter a cura: pelos contrários (Contraria) e pelos semelhantes. (Similia).
Utiliza o princípio da dose mínima, os medicamentos têm, segundo esta medicina, o propósito de agravar os sintomas de qualquer doença e assim quanto menos se tomar melhor é para a nossa saúde a pessoa deve ser tratada como um todo. Existe uma adesão a estas terapias, pois são mais agradáveis de seguir. As pessoas preferem evitar os tratamentos convencionais e acreditar nas curas rápidas e eficazes destes tratamentos. Na minha opinião os tratamentos da medicina convencional têm muitos efeitos secundários e acho que existe no planeta cura para tudo mesmo através das medicinas e produtos naturais, porém acho que temos que avançar mais. Este método sugere as plantas, no seu princípio activo, enquanto a medicina tradicional opta mais pelos químicos.

**************************************
Acupunctura
Forma milenar e oriental, que tem por base a rede de meridianos energéticos que atravessam o Homem, espalhando por todos os recônditos do corpo biológico. A Acupunctura é uma das mais antigas práticas orientais, com excelentes resultados.

**************************************
Osteopatia:
O esqueleto, como elemento central do indivíduo, é por vezes causa de algum mau estar, fruto de variadíssimas situações quotidianas. Os erros posturais e o sedentarismo são, certamente, fortes contribuintes de situações de desequilíbrio a nível do esqueleto.
Se a estrutura óssea não está bem, obviamente que muitos vão ser os reflexos. Estima-se que cerca de 80% da população sofra de problemas a nível da coluna.
O Osteopata, como o "mecânico do esqueleto", é o terapeuta certo para executar as correcções a nível do esqueleto, quando estas se impõem e são adequadas, melhorando, significativamente, a qualidade de vida e reduzindo o sofrimento quotidiano que tais situações provocam.
A PREVENÇÃO É A MELHOR ATITUDE PARA EVITAR A DOENÇA
******************************************

O CANCRO DA PRÓSTATA
- Uma alimentação rica em anti-oxidantes, vitaminas e selénio que estão presentes no pão, vinho tinto, espinafres, tomate e melancia parecem ter um papel protector contra o cancro da Próstata. Devemos beber muita água 1.5 Lt. Por dia. (informação médica).
- Fazendo também parte desta prevenção o diagnóstico precoce com análises clínicas, toque rectal e a ecografia servem para verificar se existem alterações no volume da próstata. Quanto mais cedo se detecta o cancro mais hipóteses existem de cura total. Eu penso que a maior parte das pessoas não pensa muito nisto, eu sempre me preocupei com a saúde e todos os anos faço exames de rotina e por indicação da médica de família. Aos 40 anos, fiz o meu primeiro exame da Próstata e recebi do médico ampla informação sobre este assunto. A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é o crescimento anormal de células prostáticas benignas. Na HBP, a próstata aumenta de volume, e exerce pressão contra a uretra e bexiga. Esta situação interfere com o fluxo normal de urina. A HBP é um problema muito comum. A maioria dos homens, com mais de 50 anos, apresenta sintomas de HBP. Para alguns homens, os sintomas tornam-se tão graves que necessitam de tratamento. Segundo o meu urologista a partir dos 40 anos, e devido a algumas alterações hormonais, a próstata tende a aumentar de volume pressionando a bexiga e originando alterações a nível urinário e sexual. Se durante a noite sentir necessidade de urinar várias vezes, isso pode ser um sinal de que a próstata aumentou de volume, não permitindo um esvaziamento completo da bexiga. Uma próstata grande tende a inflamar com maior facilidade e por isso convém controlar o seu volume, através dos exames acima referidos.
Para evitar todos os tipos de doença, devemos recorrer aos rastreios e análises disponíveis. Uma ida anual ao médico é fundamental pois só assim poderemos fazer estes exames de rotina.

Fonte: Formação em Saúde
Texto: Paulo Gonçalves
 ************************************
QUALIDADE DE VIDA
A qualidade de vida pressupõe métodos e regras, assim como a firmeza na sua imposição. Os hábitos alimentares são importantíssimos na manutenção de uma saúde plena. Nos tempos que correm recorre-se cada vez mais à “fast food” , por ser mais rápida e barata, porém com uma grande quantidade de colesterol que, quando consumido assiduamente, se vai alojando nas artérias através da corrente sanguínea, contribuindo para o seu entupimento que consequentemente trará doenças cardiovasculares. É importante reduzir este tipo de alimentação e contrabalançar com uma aproximação à dieta mediterrânica. Aumentando o consumo de azeite, optando pelo consumo de vinho (1 copo) às refeições, ingerindo muita sopa de legumes, às duas principais refeições, abusar da fruta da época e beber muita água. Comer muitas saladas e optar, preferencialmente, pelos pratos de peixe é uma atitude acertada. Assim, assistimos a uma redução das gorduras no organismo e a um aumento das vitaminas, proteínas e anti oxidantes tão necessários ao organismo, paralelamente diminui o nível de toxinas.
É possível comer bem, saudavelmente e com muito sabor até nos restaurantes. Em Peniche pode optar pela excelente oferta de pratos de peixe e sopas.
Apenas alguns exemplos:
Caldeirada à moda de Peniche.
Grelhados Mistos. (Inc.Sardinha)
Alfaquique com Açorda de Ovas.
Lagosta Suada.
Cocktail de Mariscos.
Sopas de Peixe (diversas)
Sopas de Mariscos (diversas)
Uma boa oportunidade para saborear estes e outros pratos fabulosos, aliando o sabor à cultura, é visitar Peniche no inicio de Junho, aquando do magnifico festival Sabores do Mar.

Paulo Gonçalves



Sem comentários:

Enviar um comentário